Transtorno biopolar – além do estigma

Publicado em 27/12/22
Transtorno biopolar – além do estigma

O transtorno bipolar ganhou espaço nas pesquisas e nas conversas cotidianas. O tema avança no sentido de garantir diagnósticos precoces e tratamentos adequados, mas patina ainda nos estigmas relacionados à doença.

Até músicas sertanejas têm apropriado do assunto.

  • Tá complicado, sentir raiva e amar assim. Eu tô achando que meu coração é bipolar, diz uma delas.

Em outra:

  • É bipolar, fazer o que? É tudo exageradamente tenso eu e você.

E o que realmente sabemos sobre essa condição de saúde que afeta a vida de milhares de pessoas?

O senso comum sobre a variação de humor na bipolaridade é a base da doença. E faz parte também do comportamento humano. A questão é considerada patológica quando a mudança de comportamento interfere de forma significativa nas relações, no comportamento e na qualidade de vida.

São estágios intensos, que se revezam entre períodos depressivos e maníacos, conforme denominação clínica.

Os períodos depressivos, como o próprio nome sugere, são marcados por sentimentos inexplicáveis de tristeza, agonia, falta de vontade de cumprir tarefas rotineiras. Também podem ocorrer ideias suicidas, desejos de tirar a própria vida.

Já os períodos denominados maníacos são de euforia, com grande energia e aparente alto astral. O paciente pode falar mais e de forma rápida, tomar decisões precipitadas, como comprar compulsivamente ou manter relações sexuais intensas e sem segurança.

O sono se altera conforme o período. Quando depressivo, dorme muito e, quando maníaco, não consegue dormir.

O diagnóstico exige um acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Normalmente é feito no início da vida adulta. E o tratamento é contínuo, exigindo medicamentos e terapias apropriadas.

A prática de esportes e a manutenção de relacionamentos saudáveis, sejam eles familiares, amorosos ou de trabalho, são fundamentais para o controle do transtorno bipolar.

A negligência dos sintomas e avanço do doença sem tratamento, pode desencadear outros problemas psíquicos com consequências graves.

O transtorno bipolar é assunto sério, deve ser encarado como tal. Se você reconhece algum sintoma em você ou em uma pessoa próxima, procure ajuda médica.

No Dr Mais, temos consultas online de rápido agendamento e com preços acessíveis.

Baixe o app do Dr Mais pelo  Google Play ou App Store.

 

Leia também:

Pesquisa mostra que estresse pode levar ao infarto 

Você já ouviu falar em Transtorno Explosivo Intermitente? 

 

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?