A magia do Natal e o amadurecimento emocional da criança

Publicado em 14/12/22
A magia do Natal e o amadurecimento emocional da criança

Natal, cartinha para o Papai Noel, luzes decorativas, amigo secreto (com meias e sabonetes de presente), comida gostosa com piadas ruins (“é pavê ou pacumê?”) são ingredientes importantes do desenvolvimento saudável na infância. Afinal, rituais sagrados para a maioria dos brasileiros. E compõem boa parte do imaginário das crianças sobre família, empatia e união. 

As comemorações natalinas têm mesmo certa magia. Elas transformam imaginação em realidade. Cada reflexão sobre merecer ou não a visita do Papai Noel, mesmo quando ele deixa de ser uma crença individual, se transforma em discernimento. Fui boa menina, ou bom menino, ao longo deste ano? O que poderia ser melhor? 

E a construção da autocrítica e, consequentemente, a formação da pessoa de bem é consolidada.

O tempo de qualidade que o Natal proporciona é outro ponto de destaque. Montar a árvore juntos, preparar aquele prato tradicional, visitar locais decorados na cidade, criar cartões para amigos. Todas são oportunidades de se fazer presente e construir memórias – termo que parece ser modinha do momento, mas que veio para ficar porque carrega verdades.

Cada ato em família, por mais singelo que pareça, é concreto na fundação sólida de um adulto emocionalmente preparado. 

Por isso, comemore, curta e faça do Natal esse instrumento poderoso na formação do seu filho. Dê você de presente a ele.

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?