Afinal, café pode causar dor de cabeça em pessoas com enxaqueca?

Publicado em 03/12/22
Afinal, café pode causar dor de cabeça em pessoas com enxaqueca?

A cefaleia, ou dor de cabeça, possui inúmeras causas possíveis, bem como características distintas e intensidade variável. É o principal sintoma manifestado por pessoas com enxaqueca, uma doença crônica e que pode ser incapacitante.

Uma pesquisa publicada no periódico American Journal of Medicine, em 2019, revelou que o café - segunda bebida mais consumida no Brasil, atrás apenas da água - pode ser um dos desencadeadores das terríveis dores de cabeça em pessoas com enxaqueca. O mesmo vale para outras bebidas cafeinadas, como chás, energéticos e refrigerantes.

O estudo aponta que três xícaras de café diárias são o suficiente para que as dores sejam desencadeadas. Entretanto, para pessoas que não consomem cafeína com tanta frequência, a crise pode ser deflagrada por quantidades ainda menores, como duas ou até mesmo apenas uma xícara de café ou outra bebida cafeinada. A pesquisa também cita que aqueles que tomam essas bebidas com frequência e param repentinamente também podem ter episódios desencadeados pela abstinência.

Vale mencionar que esse estudo demonstra o contrário de algo que é defendido por alguns especialistas: a tese de que a cafeína ajuda a bloquear a adenosina, uma molécula considerada um dos gatilhos da enxaqueca e, portanto, deve ser recomendada para amenizar os episódios de cefaleia.

Como foi realizado o estudo concluiu que café pode causar dor de cabeça?

O estudo foi feito de forma observacional. Para isso, os pesquisadores analisaram dados de 98 pessoas, principalmente mulheres (grupo mais afetado pela enxaqueca), que sofriam de 02 a 15 crises por mês.

Durante um período de seis semanas, os pacientes responderam questionários sobre atividades desencadeadoras de crises de enxaqueca, como realização de exercícios físicos, estado menstrual, álcool, fatores climáticos, humor e, claro, consumo diário de café. Os participantes também descreveram os sintomas de enxaqueca que sentiram durante o período e o que fizeram para tratar. Os pesquisadores também coletaram dados demográficos e históricos médicos.

Ao final do período de observação, a análise de dados demonstrou que o consumo de café e outras bebidas cafeinadas, em uma quantidade de cerca de três xícaras, estava associado a crises de enxaqueca. Por isso, recomenda-se que pessoas com a doença consumam a bebida com certo cuidado.

em casos de dores de cabeça não relacionadas à enxaqueca, é possível que a bebida seja útil para amenizar a dor, pois a cafeína pode atuar na vasoconstrição cerebral (contração dos vasos sanguíneos), o que diminui o fluxo sanguíneo e reduz os riscos de ocorrer um processo inflamatório intenso - efeito parecido com o de uma compressa fria, por exemplo. Entretanto, os efeitos podem variar de acordo com a causa, por isso é imprescindível consultar um médico.

E lembre-se de que, ao precisar, você pode contar com a orientação de um especialista nessa área com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer! Contamos com um neurologista online pronto para te oferecer atendimento sem sair de casa. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.

 

Tag: café causa enxaqueca, café causa dor de cabeça

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?