A Revolução da Telemedicina

Estima-se que mais de 7 milhões de pessoas fizeram o uso da telemedicina desde o início da pandemia.

Publicado em 05/10/21
A Revolução da Telemedicina

O cuidado com a saúde nunca esteve tão em alta como no último ano. Desde o início da pandemia, a medicina teve que se revolucionar para poder dar conta de toda a população, das mais variadas idades. Entre todos os métodos, a telemedicina de longe é o mais prático, rápido e com um grande alcance de pessoas. 

Com os benefícios e evolução da tecnologia, ela se tornou uma grande aliada da telemedicina. Além de eficaz, esta modalidade diminui os riscos de infecções hospitalares, doenças por contágio e também evita a transmissão da COVID-19. 

A telemedicina é a prática do atendimento médico à distância, com utilização de ferramentas de videoconferência e prontuário eletrônico. A prática é regulamentada pela Resolução CFM nª 1.643 de 26/08/2002 e possui inúmeras vantagens. Através dela, é possível realizar consultas, receber exames e receitas à distância, e esse novo método vem crescendo cada vez mais e acredita-se que mesmo após o fim da pandemia, ele ganhe ainda mais força. 

“Mas telemedicina substitui o atendimento presencial?” Em várias situações, onde o exame físico presencial é indispensável, a telemedicina não substitui o atendimento presencial. Por outro lado, a telemedicina pode resolver muitos casos sem a necessidade de exame físico presencial, e evitar idas ao pronto socorro, a consultórios médicos, filas, contato com doenças infecciosas e deslocamentos desnecessários. O médico que faz o atendimento por telemedicina tem o conhecimento necessário para orientar o paciente nos casos que há necessidade de atendimento presencial.

A Bruna é mãe do Theo, de 1 ano e 10 meses e desde que começou a pandemia ela só realizou consultas através da telemedicina. “O Theo nasceu um pouquinho antes da pandemia e logo que tudo começou a fechar e nós não sabíamos ainda o tamanho de tudo isso, ficamos muito preocupados em como iríamos manter as consultas de rotina dele com o pediatra. E foi aí que nos foi apresentado a telemedicina. Foi um alívio enorme, pois sabia que mesmo à distância, o Theo não ficaria desamparado, sem os cuidados necessários. Ainda hoje, que já temos a opção de consultar presencialmente, eu acabo optando pela telemedicina por ser o jeito mais prático, rápido, seguro e que eu confio de olhos fechados.”

O Dr+ hoje conta com uma plataforma de telemedicina especializada em atendimento pediátrico. Possuímos uma equipe médica especializada e com vasta experiência em atendimentos humanizados,  individualizados e que prezam pela transparência e objetividade. Aqui, o amor pelas crianças é o que nos motiva! 

Quer saber mais? Baixe o aplicativo do Dr+ nas plataformas IOS e Android para experimentar esse novo conceito e acompanhe nossos conteúdos por aqui. Em caso de dúvidas, fale conosco!

 

Tag: telemedicina

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?