Convulsões em crianças: o que pode ser a causa?

Publicado em 21/11/22
Convulsões em crianças: o que pode ser a causa?

Convulsões são contraturas involuntárias da musculatura e levam a movimentos desordenados. São provocadas por um aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas cerebrais. Geralmente, são acompanhadas por perda da consciência. Podem ser parciais, quando apenas um hemisfério cerebral é atingido, ou generalizada, quando os dois hemisférios cerebrais são afetados.

As convulsões podem atingir pessoas de qualquer faixa etária, incluindo crianças. Os pequenos manifestam os sinais e sintomas característicos, o que inclui tremores e movimentos súbitos de uma parte ou de todo o corpo. Por outro lado, recém-nascidos podem manifestar de forma mais sutil, apenas estalando os lábios, mastigando involuntariamente ou perdendo o tônus muscular periodicamente.

Quais são as principais causas de convulsões em crianças?

As convulsões febris são as principais causas em crianças. São desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38º C e, normalmente, são inofensivas e causadas por infecções de menor importância. Entretanto, em casos raros, também podem ser sinal de um distúrbio neurológico.

Já em recém-nascidos, existem diversas causas possíveis, tais como:

  • Anomalias metabólicas temporárias, como baixo nível de açúcar no sangue;

  • Utilização de determinados medicamentos ou substâncias pela mãe durante a gestação;

  • Alterações genéticas, como as doenças metabólica hereditárias;

  • Distúrbios graves, como malformação cerebral, infecção séria, falta de oxigenação durante o parto ou danos cerebrais causados durante a gestação.

Durante uma convulsão infantil, os pais, cuidadores ou outros responsáveis por perto devem tomar medidas para protegê-la de lesões, como afastar objetos pontiagudos e mantê-la longe de escadas. Não se deve colocar nada na boca da criança ou tentar segurar sua língua.

Epilepsia

A epilepsia não é um distúrbio específico, mas sim uma síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam determinada condição e indicam que, por algum motivo, um agrupamento de células cerebrais se comporta de maneira anormal. Uma pessoa com epilepsia tem crises convulsivas de forma repetitiva e com abalo motor.

A epilepsia pode estar ligada a inúmeros distúrbios e tem diversas causas possíveis. Pode ser de origem genética, estrutural/metabólica ou até mesmo desconhecida.

Quando qualquer sinal de convulsão é manifestado, um médico deve ser procurado imediatamente. Um eletroencefalograma (EEG) pode ajudar o profissional a identificar o problema, junto com outros exames que podem auxiliar a identificar a causa, como exames de sangue, urina, punção lombar, etc. Entretanto, nem sempre é possível identificar as causas.

O tratamento para as convulsões pode variar de acordo com a identificação da causa. Medicamentos anticonvulsivantes podem ser prescritos pelo médico responsável pelo caso. Em casos específicos, uma intervenção cirúrgica pode se fazer necessária.

E lembre-se de que, ao precisar, você pode contar com a orientação de um especialista nessa área com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer! Contamos com neurologista online e pediatra online prontos para te oferecer atendimento sem sair de casa. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.

 

Tag: causas da convulsão infantil

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?