Saiba quais são as principais causas de cefaleia!

Publicado em 28/09/22
Saiba quais são as principais causas de cefaleia!

Cefaleia é um termo que significa dor de cabeça. Pode ocorrer em qualquer região dessa parte do corpo, incluindo interior, face, couro cabeludo e pescoço superior. É um dos problemas de saúde mais comuns no mundo, com mais de 200 tipos registrados, mas que costumam ser classificados de duas formas:

  • Primária: quando não há motivação externa e a dor de cabeça é, ao mesmo tempo, sintoma e a própria doença em si, como ocorre em casos de enxaqueca, por exemplo;

  • Secundária: é um tipo de dor de cabeça causada por outro distúrbio, como sinusite ou tumor, por exemplo.

A principal origem de cefaleia primária, além da já mencionada enxaqueca, é tensional. Esse tipo pode ser desencadeado por fatores como:

  • Estresse;

  • Fadiga ocular;

  • Distúrbios do sono;

  • Dor no pescoço;

  • Problemas na articulação da mandíbula.

As cefaléias tensionais costumam começar na frente da cabeça ou na área ao redor dos olhos, depois se espalhar por toda a cabeça. Podem ser crônicas (ocorrem 15 ou mais dias por mês) ou episódicas (ocorrem menos de 15 dias por mês). A intensidade das dores varia de acordo com cada caso.

Felizmente, as cefaleias primárias não costumam ser graves, mas é indispensável buscar orientação médica antes de tomar qualquer decisão. Em alguns casos, o especialista pode recomendar o uso de determinados medicamentos e/ou acompanhamento psicológico para combater o problema.

As cefaleias secundárias, por outro lado, são sintoma de alguma outra doença que pode ou não ser grave. Existem diversas patologias que podem manifestar dor de cabeça. Alguns exemplos são:

  • Infecções bacterianas e virais (como meningite, gripe, resfriado, encefalite, entre outros);

  • Fibromialgia;

  • Aneurismas;

  • Lesões cranianas;

  • Acidente vascular encefálico;

  • Hipóxia cerebral;

  • Tumores benignos ou malignos.

Entre várias outras.

Nesse tipo de caso, é necessário tratar a doença original, uma vez que a cefaleia é consequência desse problema e tende a diminuir ou desaparecer se ele for curado ou controlado. Entretanto, o médico responsável pelo caso pode receitar algum medicamento para aliviar os sintomas, conforme julgar necessário.

Vale mencionar que a cefaleia associada ao ciclo menstrual também pode ser um grande obstáculo para as mulheres. Por isso, não deixe de conferir o artigo que preparamos sobre esse assunto e que até mesmo menciona algumas dicas para lidar com a dor de cabeça tensional!

E lembre-se de que, ao precisar, você pode contar com a orientação de um especialista nessa área com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer! Contamos com diversos profissionais que podem te ajudar a identificar as causas e tratar as dores de cabeça, como neurologista online, infectologista online, ginecologista online, psiquiatra online e clínico geral online.

Nossa equipe está pronta para te oferecer atendimento sem sair de casa. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo médico para saber mais. Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.

 

Tag: cefaleia primária, cefaleia secundaria, cefaleia tenssional, sintomas da cefaleia

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?