Como lidar com a enxaqueca menstrual?

Publicado em 20/09/22
Como lidar com a enxaqueca menstrual?

A cefaleia menstrual, conhecida popularmente como enxaqueca menstrual, é uma dor de cabeça que surge ou piora durante o período da menstruação ou nos outros dias que compõem o ciclo. É desencadeada pela instabilidade dos hormônios que regulam a menstruação, chamados de estrógeno e progesterona. A intensidade das dores varia de acordo com cada pessoa e podem ter seu início em mulheres de qualquer idade.

Fatores como irregularidades menstruais, endometriose, ovários policísticos e reposição hormonal podem ainda agravar as dores manifestadas pela cefaleia menstrual. A cefaleia associada à instabilidade hormonal pode ainda apresentar piora durante o início de uma gravidez e/ou período pós-parto. Entretanto, tende a cessar com o início da menopausa.

A cefaleia, como condição menstrual, pode atingir cerca de 20% das mulheres. Quanto às que sofrem de enxaqueca, 60% relatam aparecimento de crises ou piora das dores de cabeça durante o ciclo menstrual.

O que posso fazer para lidar com a enxaqueca menstrual?

A cefaleia pode ser incômoda e, muitas vezes, até mesmo incapacitante. Durante o período pré-menstrual, pode se manifestar junto com a síndrome pré-menstrual (SPM, também conhecida como tensão pré-menstrual ou TPM) e ser acompanhada por outros sintomas que dificultem as atividades cotidianas, como irritabilidade, ansiedade, labilidade emocional, depressão, edema e mastalgia.

O tratamento para essa condição varia muito de acordo com as individualidades de cada pessoa, por isso é importante registrar os detalhes de cada crise. Uma sugestão é manter um diário para anotar a frequência, intensidade e duração de cada uma.

Com essas informações em mãos, é imprescindível consultar um médico. A partir das anotações, consultas e exames, o especialista pode identificar a gravidade do problema e conduzir a melhor opção de tratamento, que pode incluir desde o uso de analgésicos até a utilização de métodos anticoncepcionais ou reposição hormonal.

Outras técnicas recomendadas para aliviar cefaleias de uma forma geral são:

  • Ficar longe de estímulos sonoros ou luminosos por alguns minutos (descansar em um quarto escuro e silencioso, por exemplo);

  • Diminuir a pressão sanguínea (mergulhando os pés em uma bacia com água morna por cerca de 20 minutos, por exemplo);

  • Utilizar uma compressa gelada para provocar vasoconstrição e diminuir possíveis pulsações e dores;

  • Massagear a área dolorida para relaxar a musculatura e estimular o fluxo sanguíneo;

  • Manter uma rotina saudável, com a prática de atividades físicas regularmente e boa alimentação.

E lembre-se de que, ao precisar, você pode contar com a orientação de um especialista nessa área com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer! Contamos com neurologista online, bem como consulta com ginecologista online para te oferecer atendimento sem sair de casa. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo médico para saber mais.

Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.

 

Tag: enxaqueca menstrual, cefaleia menstrual, dores de cabeça no período menstrual

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?