Pneumonia infantil: saiba quais são as principais causas e sintomas

Publicado em 26/08/22
Pneumonia infantil: saiba quais são as principais causas e sintomas

A pneumonia é uma inflamação dos sacos de ar em um ou ambos os pulmões causada por reações alérgicas ou pela penetração de um agente irritante ou infeccioso, como fungos, vírus e bactérias.

Qualquer pessoa pode desenvolver pneumonia. Entretanto, crianças com até cinco anos de idade, lactentes, idosos e pessoas com doenças cardiopulmonares são considerados mais vulneráveis. Em crianças, as pneumonias costumam ser, em maioria, virais.

Apesar de existirem exames eficientes para o diagnóstico desse tipo de infecção, bem como opções de tratamento, o assunto ainda merece atenção, uma vez que, de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2 milhões de crianças abaixo de 5 anos de idade morrem de pneumonia a cada ano, com predominância em países em desenvolvimento.

Quais os sintomas de pneumonia infantil?

Pessoas com pneumonia costumam manifestar sintomas que demonstram que há infecção e acometimento pulmonar, tais como:

  • Febre;

  • Tosse com catarro;

  • Respiração rápida e curta;

  • Cansaço;

  • Dificuldade para se alimentar;

  • Esforço para respirar com movimentação elevada nas costelas.

Crianças que apresentam sinais e sintomas como esses devem ser levadas ao médico o mais rápido possível!

Fatores de risco e prevenção

De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, os fatores de risco para o desenvolvimento de pneumonia em crianças são baixo peso no nascimento, desnutrição, falta de aleitamento materno, deficiência de vitamina A, poluição ambiental e exposição à fumaça de cigarro. A instituição ainda menciona que desnutrição e baixo peso no nascimento constituem também fatores de alto risco de óbito por pneumonia aguda.

Os métodos de prevenção são os mesmos recomendados para se proteger de outras infecções, como lavar as mãos, evitar aglomerações, não consumir álcool e/ou tabaco e vacinar-se. A vacina anti-pneumocócica é utilizada para prevenir as pneumonias causadas pela bactéria 'pneumococo'.

Vale mencionar que o vírus da gripe pode infectar uma pessoa, comprometer suas defesas e deixá-la mais suscetível à infecção por agentes causadores de pneumonia, por isso é recomendado vacinar-se contra ele também.

O ambiente escolar pode apresentar riscos de infecção devido ao contato próximo e frequente com outras crianças que podem estar transmitindo algum agente. Assim, devemos orientá-las sobre a importância de manter a boa higiene.

Quando um diagnóstico é confirmado, o médico responsável conduz o tratamento de acordo com o agente causador e demais individualidades do caso.

Ao precisar da orientação de um especialista nessa área com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer, você pode contar conosco! Através do nosso aplicativo, você pode conversar com um infectologista online que está de prontidão para te oferecer um atendimento de qualidade sem sair de casa. Confira nossas opções de assinaturas e entre em contato para saber mais!

Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.

 

Tag: sintomas da pneumonia, pneumonia aguda, causas da pneumonia

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?