5 dicas para prevenir doenças cardiovasculares!

Publicado em 05/08/22
5 dicas para prevenir doenças cardiovasculares!

Doenças cardiovasculares são todas as alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Esses distúrbios afetam a circulação do sangue no organismo e, consequentemente, prejudicam o transporte de oxigênio e nutrientes até as células e o processo de eliminação de resíduos metabólicos.

Dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) indicam que, no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular e pelo menos 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.

A OMS e a Federação Mundial do Coração (WHF) estimam que pelo menos 80% das mortes prematuras por doenças cardíacas e derrames poderiam ser evitadas se os principais fatores de risco fossem controlados. É por isso que, neste texto, listamos algumas dicas para prevenir essas patologias!

1 - Cuide do seu peso

Quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) foram registrados com sobrepeso em 2021. No mesmo período, o índice de obesidade alcançou a marca de 22,35%, um número maior que o de 2020, que registrou 21,55%.

O acúmulo de gordura é um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois pode causar entupimento das artérias e dificultar o desempenho adequado do coração.

A prática regular de atividade física é uma ótima forma de queimar calorias e controlar o peso. Além disso, atividades aeróbicas, como corrida, natação e pedalada, ajudam a manter as artérias flexíveis, o que garante um bom fluxo sanguíneo, pressão arterial adequada e reduz os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O mesmo vale para os cuidados com a alimentação. Para se ter uma ideia, alimentos gordurosos aumentam os riscos de formação de placas ateroscleróticas (depósitos irregulares de material gorduroso que podem bloquear o fluxo sanguíneo). Já o excesso de sal pode provocar a elevação da pressão arterial, o que exige mais força do coração para realizar os batimentos e fazer o sangue circular por todo o corpo.

2 - Evite álcool e tabaco

O álcool é capaz de danificar as células musculares do coração - uma condição chamada de miocardiopatia alcoólica. O consumo excessivo de álcool também está associado à arritmia cardíaca, principalmente à fibrilação atrial.

O cigarro, por sua vez, é um dos maiores agressores do endotélio (parede de células que recobre os vasos sanguíneos). Substâncias como a nicotina provocam o estreitamento das artérias, o que aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, o monóxido de carbono dificulta a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças.

3 - Monitore sua pressão arterial

A força que o sangue, impulsionado pelo coração, exerce sobre as paredes arteriais é chamada de pressão arterial. Quando essa força é excessiva, recebe o nome de hipertensão arterial e pode causar lesões gradativas, principalmente nas áreas do cérebro, coração e rins, por isso é um grande fator de risco para desenvolvimento de cardiopatias.

Pessoas que possuem histórico de hipertensão ou doenças cardiovasculares na família, que possuem sobrepeso ou obesidade e/ou estão em idade mais avançada, precisam redobrar a atenção sobre a pressão arterial e realizar exames rotineiramente.

4 - Controle o estresse

Em situações de estresse, o organismo libera hormônios como a adrenalina e a noradrenalina, que podem causar redução do calibre dos vasos sanguíneos, espasmos das artérias coronárias, aumento da pressão e da frequência cardíaca.

Uma crise de estresse pode ainda se manifestar de forma semelhante a um infarto, com sintomas como falta de ar, aceleração cardíaca e transpiração excessiva. Pessoas estressadas também tendem a desenvolver hipertensão arterial e outros problemas de saúde.

O estresse também pode contribuir indiretamente para o surgimento de doenças cardiovasculares, já que constantemente é gatilho para o uso de álcool, tabaco e descontrole alimentar.

5 - Busque orientação médica

Assim como diversas outras patologias, as doenças cardiovasculares podem manifestar sinais que auxiliam em seu diagnóstico precoce. Monitorar os níveis de glicose, colesterol e pressão arterial, por exemplo, é importantíssimo para se ter um panorama geral da situação do organismo e adotar medidas efetivas para o combate desse tipo de distúrbio.

Realize check-ups regularmente e ouça atentamente a todas as orientações do seu médico!

E lembre-se de que, ao precisar de assistência médica de qualidade e com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer, você pode contar conosco! Contamos com cardiologista online pronto para te oferecer atendimento sem sair de casa. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.

 

Tag: doenças cardiovaculares, causas de doenças cardiovaculares, prevenir doenças cardiovasculares

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?