Conheça a diferença entre asma e bronquite!

Publicado em 03/08/22
Conheça a diferença entre asma e bronquite!

Os brônquios são estruturas tubulares flexíveis e elásticas que ligam a traqueia aos pulmões. Sua principal função é conduzir o ar por esses órgãos, portanto fazem parte do sistema respiratório. As inflamações dos brônquios são chamadas genericamente de bronquites.

A asma, por outro lado, é uma das doenças crônicas mais comuns durante a infância. No Brasil, estima-se que cerca de 20% das crianças convivam com essa doença que acomete o sistema respiratório, especialmente os brônquios, causando inflamações, inchaço e produção de muco ou secreção extra.

Ou seja, asma e bronquite não são a mesma coisa, mas a asma pode ser uma causa de bronquite. Entretanto, as bronquites costumam ser mais associadas a infecções, enquanto o tipo mais comum de asma é desencadeado por reações alérgicas.

Quais são os tipos de asma e bronquite?

A bronquite pode ser classificada em dois tipos distintos: aguda ou crônica. A diferença se dá pelo tempo de duração e possibilidade de agravamento das crises. Enquanto a aguda é mais curta (dura cerca de uma ou duas semanas), a crônica não desaparece, piora pela manhã e manifesta-se por três meses ou mais durante pelo menos dois anos consecutivos

Além da asma, outras possíveis causas para as bronquites são infecções por vírus, bactérias e o contato com poluentes ambientais e químicos. O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença. É importante mencionar que a bronquite crônica eleva o risco de se desenvolver outras infecções respiratórias, como a pneumonia.

A asma também é dividida em dois tipos: alérgica e não alérgica. A asma alérgica é mais comum, inicia-se na infância, tende a melhorar na adolescência e volta a piorar na idade adulta. É desencadeada por inalação de substâncias como poeira, pelos de animais, pólen, mofo, produtos químicos, entre outros.

Já a não alérgica é desencadeada por situações ou substâncias não alergênicas, como tempo frio, baixa umidade do ar, estresse, fumaça de cigarro, etc.

As inflamações dos brônquios (bronquites), sejam causadas por asma ou outro fator, costumam manifestar os seguintes sintomas:

  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;

  • Sensação de aperto no peito ou peito pesado;

  • Chiado no peito;

  • Tosse.

Uma vez que esses sintomas são percebidos, é importante buscar orientação médica imediata. Com base na observação de sinais e sintomas, histórico do paciente e exames clínicos, o especialista pode realizar o diagnóstico e indicar medidas de tratamento ou controle da condição.

E lembre-se de que, ao precisar de assistência médica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer, você pode contar conosco! Contamos com um cardiologista online pronto para te orientar da melhor forma possível. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.

 

Tag: diferença entre asma e bronquite, causa da asma, sintomas da bronquite

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?