Entenda o que é endometriose!

Publicado em 15/07/22
Entenda o que é endometriose!

Endometriose é uma patologia inflamatória caracterizada por alterações nas células do tecido que reveste o útero, chamado de endométrio.

Ao invés de serem expulsas durante a menstruação, essas células se movimentam de forma oposta e acabam caindo na cavidade abdominal ou ovários, onde voltam a se multiplicar e sangrar. Em alguns casos, parte desse tecido também pode crescer no reto ou intestino grosso.

É uma doença crônica que pode acompanhar mulheres desde a primeira até a última menstruação, por isso é muito importante conhecer os sinais e sintomas manifestados por ela.

Quais são os sintomas da endometriose?

A endometriose pode ser assintomática. Entretanto, nos casos em que manifesta sintomas, é responsável por causar cólicas intensas, capazes de prejudicar as tarefas diárias. Outros sinais e sintomas desse distúrbio incluem:

  • Sangramento menstrual irregular;

  • Dor durante relações sexuais;

  • Diarreia;

  • Dores e sangramentos intestinais durante a menstruação;

  • Infertilidade;

  • Fadiga e cansaço.

A forma mais grave dessa patologia é a endometriose profunda, em que o tecido endometrial atinge e causa lesões em uma área ainda maior (mais de 5 mm para dentro). Os sintomas são semelhantes aos causados pela endometriose comum.

Diagnóstico e tratamento

Ao suspeitar da patologia, o médico responsável pelo caso pode optar por realizar exame ginecológico clínico, ultrassonografia endovaginal especializada, dosagem de marcadores e outros exames laboratoriais. Entretanto, apenas uma biópsia é capaz de confirmar a presença da afecção inflamatória.

A existência da endometriose reforça a importância de manter as visitas ao médico em dia, já que exames de rotina, como o preventivo (também conhecido como papanicolau) e o toque, podem ser responsáveis pela detecção inicial da doença.

O tratamento consiste no controle dos sintomas através do uso de medicamentos. Entretanto, com o avançar da idade e surgimento da menopausa, a condição tende a regredir, pois há queda na produção hormonal. Em casos de lesões mais graves, intervenções cirúrgicas podem se fazer necessárias.

A prática regular de atividade física e o acompanhamento psicológico são grandes aliados do tratamento, pois atuam em benefício de fatores hormonais e imunológicos.

E lembre-se de que, ao precisar de assistência médica de qualidade e com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer, você pode contar conosco! Contamos com ginecologista online pronto para te oferecer atendimento sem sair de casa. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?