Por que fazer exames de check-up regularmente?

Publicado em 22/04/22
Por que fazer exames de check-up regularmente?

Nosso corpo apresenta diversos sinais quando a saúde não está bem, mas detectá-los ou interpretá-los nem sempre é uma tarefa simples. Alguns problemas graves manifestam sintomas iniciais muito sutis e, em grande parte, quando a manifestação se torna mais evidente, é porque o distúrbio já está em grau avançado.

O diagnóstico precoce já se provou como o maior aliado de tratamentos contra a maior parte das doenças e distúrbios existentes. Os check-ups regulares possibilitam que essas detecções em fases iniciais aconteçam com maior frequência.

Quem deve realizar exames de check-up regularmente?

Os check-ups são indispensáveis para qualquer pessoa, pois todos estamos suscetíveis a infecções, lesões, falhas e outros eventos capazes de prejudicar a saúde e a qualidade de vida. Entretanto, pessoas com algumas características devem dedicar o dobro de atenção a esses exames, tais como:

  • Idade avançada: a prevenção ganha ainda mais relevância após os 40 anos, pois o corpo passa por muitas mudanças. O sistema imunológico se torna mais vulnerável, a capacidade de recuperação do corpo é reduzida e o indivíduo passa a integrar grupos de risco de uma série de doenças.

  • Presença de determinadas doenças no histórico familiar: conhecer o histórico de saúde familiar permite que certos sinais sejam observados com mais atenção e os distúrbios sejam detectados precocemente. Pessoas que possuem familiares com doenças cardiovasculares, algum tipo de câncer ou doenças crônicas, por exemplo, precisam incluir o acompanhamento médico em suas rotinas.

  • Imunodeficiência: trata-se de uma desordem do sistema imunológico que causa seu mau funcionamento. Como consequência, o organismo fica predisposto, principalmente, a infecções. A maior parte das imunodeficiências têm origem genética, mas algumas podem ser adquiridas (pelo uso de drogas, infecção pelo vírus da AIDS ou ação de muitos tipos de câncer, por exemplo).

Vale reforçar: mesmo que você não se encaixe em um desses grupos prioritários, não deve negligenciar os check-ups. Muitas doenças são assintomáticas em estágio inicial e apenas exames como hemograma, ultrassonografia, eletrocardiograma e aferição do colesterol e glicemia, por exemplo, possibilitam que sejam identificadas em tempo hábil.

É importante que a interpretação dos exames, bem como as decisões tomadas a partir da realização, sejam feitas sob orientação médica. Um clínico geral, por exemplo, possui um amplo conhecimento da literatura médica e pode oferecer uma boa perspectiva do caso ou direcionar a um especialista adequado.

Ao precisar de assistência médica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer, saiba que você pode contar conosco! Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Para mais informações voltadas ao universo da saúde e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este.

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?