Saiba qual é a diferença entre cefaleia e enxaqueca!

Publicado em 15/04/22
Saiba qual é a diferença entre cefaleia e enxaqueca!

Apesar de se manifestarem de forma similar, cefaleia e enxaqueca são duas coisas diferentes. Enquanto cefaleia é um termo técnico que se refere à popular dor de cabeça, a enxaqueca é uma doença incapacitante, com suas próprias especificidades e que pode ser classificada como um tipo de cefaleia.

Para definir se uma pessoa tem enxaqueca ou outro tipo de cefaleia (existem cerca de 150), é necessário considerar a frequência, intensidade, duração e fatores associados, como a manifestação de náuseas e vômito.

O que é a enxaqueca?

A enxaqueca é uma doença neurológica, crônica e de origem genética que causa dor de cabeça de intensidade variável, muitas vezes unilateral e latejante. Afeta cerca de 15% da população brasileira, principalmente mulheres.

Vários fatores podem desencadear a enxaqueca, mas suas causas exatas ainda são indefinidas. Entretanto, já se sabe que algumas ações podem provocar uma crise, tais como:

  • Consumo de alimentos como queijos, embutidos, chocolate, café e adoçantes com aspartame;

  • Sono prolongado ou falta de sono;

  • Excesso de exposição ao sol;

  • Alterações hormonais;

  • Tabagismo;

  • Odores fortes;

  • Ingestão de bebida alcoólica;

  • Transtornos de humor, como ansiedade e depressão.

Ao se manifestar, náuseas, vômito, hipersensibilidade à luz (fotofobia), aos sons (fonofobia) e a certos odores (osmofobia), bem como irritabilidade, podem acompanhar a dor de cabeça.

Uma vez diagnosticada, um tratamento para aliviar os sintomas e inibir novos eventos é iniciado. Para isso, medicamentos como analgésicos e triptanos podem ser receitados pelo médico responsável pelo caso. Também é importante evitar as ações que provocam crises.

Cefaleias

Cefaleia é um termo para designar qualquer tipo de dor de cabeça. É um dos problemas de saúde mais comuns, com causas e tratamentos variados. Podem ser classificadas como primárias (a dor de cabeça é a própria doença em si, como a enxaqueca) ou secundárias (causadas por outros males, como sinusites e tumores, por exemplo).

Além da enxaqueca, outras formas de cefaleias primárias são dos tipos tensional e em salva. A primeira normalmente está associada a estresse, ansiedade ou depressão, que são distúrbios que modificam a química cerebral e provocam uma contração muscular constante na região do pescoço e ao redor do crânio. A segunda, mais rara, caracteriza-se por uma dor súbita e intensa, localizada na região dos olhos, e que pode ser acompanhada por obstrução nasal e lacrimejamento.

Dor de cabeça (ou cefaleia) é um dos sintomas mais comuns e na maioria das vezes não é um sinal de problema de saúde grave, mas, em alguns casos, precisa ser investigada por um especialista, como um neurologista.

Ao precisar de assistência médica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer, saiba que você pode contar conosco! Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Para mais informações voltadas ao universo da saúde e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este.

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?