Hantavirose: o que é essa zoonose?

Publicado em 08/04/22
Hantavirose: o que é essa zoonose?

A hantavirose é uma doença infecciosa aguda grave. A infecção, em humanos, se apresenta na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus.

É causada por diferentes sorotipos do Hantavírus, que é um agente eliminado nas fezes, urina e saliva de roedores silvestres, o que a caracteriza como uma zoonose (infecção causada por um patógeno que se originou em animais).

É considerada uma zoonose altamente letal: cerca de 38% dos infectados morrem da doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Possui ação rápida, capaz de levar um infectado a óbito em apenas 72 horas.

Quais são os sintomas da hantavirose?

Em seu estágio inicial, a hantavirose apresenta sinais muito similares ao de outras viroses e pode até mesmo ser confundida com uma gripe. Manifesta febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas e tonturas, tosse seca, falta de ar, dores musculares e dor abdominal por um período de, em média, três a seis dias.

Após esse período, os sintomas começam a piorar progressivamente e surgem os sinais da síndrome cardiopulmonar, que incluem:

  • Dificuldade para respirar;

  • Palpitação;

  • Queda muito acentuada da pressão arterial;

  • Colapso circulatório.

Uma vez que os sintomas são manifestados, é importantíssimo buscar orientação médica, pois a hantavirose é grave e age com rapidez.

O diagnóstico se dá a partir da descrição dos sintomas feita pelo paciente juntamente com exames que demonstrem a ação de anticorpos no organismo, como que detectam anticorpos produzidos pelo organismo contra o Hantavirus, como ELISA IgM e IgG, imunofluorescência indireta, hemaglutinação passiva, PCR, entre outros.

Prevenção e tratamento

Ainda não existe vacina, tratamento ou medicamento contra a infecção. A principal forma de prevenção é evitar o contato entre humanos e roedores. Apesar de ser uma doença emergente nas Américas, a hantavirose é pouco conhecida. Para se ter uma ideia, entre 2007 e 2015, foram notificados 13.181 casos de hantavirose no Brasil, dos quais 8% foram confirmados e 410 evoluíram para óbito.

Para evitar a presença de roedores em sua casa, algumas recomendações essenciais são:

  • Limpar restos de alimento;

  • Descartar objetos sem uso;

  • Deixar acessos abertos;

  • Manter terrenos e jardins limpos;

  • Vedar o lixo adequadamente.

Uma outra forma de combater a doença, de acordo com um estudo promovido por pesquisadores brasileiros, seria investir no reflorestamento da Mata Atlântica. A pesquisa concluiu que se esse bioma fosse reflorestado de acordo com os parâmetros da Lei de Proteção da Vegetação Nativa, haveria uma considerável redução na população desses animais, em 45% da Mata Atlântica, beneficiando 2,8 milhões de pessoas que vivem nessa área.

Em caso de infecção, a alternativa terapêutica consiste em introduzir medidas de suporte hospitalar em ambiente hospitalar (de preferência, UTIs) durante a fase aguda da doença. Apesar de não possuir tratamento específico, a hantavirose pode ser curada se for detectada precocemente.

A hantavirose é uma condição grave, que precisa ser tratada em ambiente hospitalar. Mas, para acompanhamento pós-infecção ou orientação sobre condições não-emergenciais, você pode contar conosco.

Oferecemos assistência médica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer. Profissionais de diversas especialidades, como a infectologia, estão à sua disposição. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Para mais informações voltadas ao universo da saúde e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este.

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?