Por que devemos nos vacinar contra a gripe anualmente?

Publicado em 07/03/22
Por que devemos nos vacinar contra a gripe anualmente?

A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção contra uma série de doenças. Algumas, como a BCG, poliomielite, rotavírus, hepatite B são administradas no início da vida e recebem doses de reforço ao longo do tempo, mas outras exigem uma frequência maior, como é o caso da vacina contra gripe.

Para entender exatamente porque isso acontece, é preciso relembrar o que é a gripe e como as vacinas funcionam.

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção respiratória causada pelos vírus influenza, que podem ser dos tipos A, B e C. Os tipos A e B são os responsáveis pelas epidemias sazonais. Esses vírus sofrem mutações periodicamente, o que altera sua estrutura e gera uma série de subtipos.

A sua transmissão ocorre, principalmente, pelo contato com partículas contaminadas por secreções de pessoas infectadas, estejam elas no ar ou em superfícies de locais e objetos. Vale mencionar que ela é considerada um distúrbio com alto potencial de transmissão. A epidemia atual já se espalhou pela maior parte do país.

Apesar de ser um pouco subestimada popularmente, a gripe pode evoluir para quadros mais graves, como pneumonia, e até mesmo levar à morte. Os principais grupos de risco são:

  • Idosos;

  • Pessoas com doenças crônicas;

  • Crianças menores de 5 anos de idade;

  • Gestantes.

É por isso que estes são os principais alvos das campanhas de vacinação.

Como as vacinas funcionam?

As vacinas são produzidas a partir do próprio organismo causador de uma doença ou seus derivados. A substância aplicada pela seringa é responsável por desencadear uma resposta imunológica em nosso organismo.

Ao ter contato com os fragmentos enfraquecidos ou inativos dos agentes presentes na vacina, nosso corpo começa a produzir anticorpos específicos para combater aquele micróbio. Posteriormente, ao ter contato com o vírus, a memória imunológica se encarrega de produzir os anticorpos adequados rapidamente e combater a infecção antes que evolua.

A vacina contra a gripe

Como mencionamos anteriormente, os vírus responsáveis por causar a gripe podem sofrer mutações e desenvolver novos subtipos, então os anticorpos produzidos para combater o agente podem não funcionar em uma nova infecção.

Por causa disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) analisa os principais tipos de vírus da gripe que estão em circulação para criar uma vacina mais efetiva todos os anos.

Ou seja, a vacina é adaptada anualmente para acompanhar as mudanças sofridas pelos vírus. É importantíssimo manter nosso organismo atualizado com as novas vacinas, especialmente aqueles que se encaixam nos grupos de risco.

E lembre-se de que, ao precisar de assistência médica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer, você pode contar conosco! Confira nossas opções de assinatura e acesse nosso aplicativo para saber mais. Contamos com um infectologista que já está de prontidão para conversar com você!

Para mais informações voltadas ao universo da saúde e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este.

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?