Saiba qual é a função do Teste do Olhinho!

Publicado em 25/02/22
Saiba qual é a função do Teste do Olhinho!

O Teste do Reflexo Vermelho, também chamado de “Teste do Olhinho'', é um exame simples realizado em recém-nascidos para garantir a saúde ocular preventivamente.

Deve ser realizado ainda no berçário, antes da alta do bebê, em seus primeiros 30 dias de vida. O objetivo é identificar casos precoces de cegueira, catarata congênita, retinoblastoma e outras alterações visuais.

Segundo estimativas da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, o Brasil possui cerca de 26 mil crianças cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente, por isso vale a pena reforçar a importância desse exame.

Como o Teste do Olhinho é feito?

O Teste do Olhinho é um exame não invasivo, indolor, simples e rápido. Utilizando um aparelho, o profissional emite luz nos olhos do recém-nascido e o reflexo causa uma cor avermelhada (com tons de vermelho, amarelo, ou laranja) e contínua em olhos saudáveis, o que é chamado de reflexo vermelho normal. É um efeito semelhante ao que pode ser observado em algumas fotografias.

Quando isso acontece, significa que as principais estruturas internas do olho (córnea, câmara anterior, íris, pupila, cristalino, humor vítreo e retina) estão transparentes, permitindo que a retina seja atingida de forma normal.

Já nos casos em que o reflexo luminoso sofre alguma alteração em sua coloração, homogeneidade e/ou simetria binocular e não chega de forma normal à retina, significa que existe alguma anomalia na estrutura que impede sua reflexão característica.

Ou seja, o exame não diagnostica o distúrbio, apenas indica que ele existe. A criança precisa ser encaminhada a um especialista para que a anomalia seja então investigada.

O Teste do Olhinho é capaz de detectar qualquer distúrbio que determine obstrução no eixo visual. Alguns exemplos são:

  • Catarata;

  • Glaucoma congênito;

  • Retinoblastoma;

  • Tumores intra-oculares grandes;

  • Inflamações intra-oculares;

  • Opacidades congênitas da córnea;

  • Hemorragias intra-vítreas.

Entre outras.

O diagnóstico prematuro é o maior aliado de um tratamento eficaz, por isso você precisa realizar todos os exames necessários ao bem-estar infantil o mais rápido possível

O Teste do Olhinho faz parte da lista de exames de triagem neonatal, que também inclui o Teste do Pezinho, do Coraçãozinho e da Orelhinha.

E lembre-se de que, ao precisar de assistência pediátrica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer, você pode contar conosco! Confira nossas opções de assinatura e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Para mais informações voltadas ao universo da saúde infantil e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este.

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?