Brotoejas em bebês: o que são e como cuidar?

Publicado em 02/02/22
Brotoejas em bebês: o que são e como cuidar?

A miliária, conhecida popularmente como brotoeja, é uma erupção cutânea caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhinhas na pele. Muito comum no verão, pode causar muito desconforto em bebês.

As brotoejas em bebês são um tipo de dermatite inflamatória que ocorre porque as glândulas sudoríparas ainda não estão muito bem desenvolvidas, então o suor em excesso obstrui os ductos e bloqueia a transpiração.

Normalmente, essas pequenas bolhas desaparecem naturalmente depois de alguns dias, mas algumas práticas podem trazer algum alívio quando elas se manifestam.

Como cuidar de brotoejas em bebês?

As brotoejas são mais comuns quando o tempo está quente e úmido, ou em outras condições que promovam o suor em uma quantidade além das capacidades das suas glândulas, o que impossibilita que o líquido evapore e acabe por causar inflamação no local.

A aparência das brotoejas podem variar de acordo com a obstrução. Elas são classificadas de três formas:

Miliária cristalina

A forma mais branda de brotoeja. Surge a partir de obstruções superficiais. Causa pequenas bolhas, com líquido transparente, sem sinal de inflamação e não costuma manifestar sintomas.

Miliária Rubra

É a forma mais comum de brotoeja e costuma surgir quando a obstrução é um pouco mais profunda. Pode causar bolinhas vermelhas na pele, coceira, dor e queimação, assim como um ressecamento da pele no local.

Quando acontece com frequência, pode ocasionar miliária profunda, uma forma de brotoeja que acomete grandes áreas da pele, impedindo que o indivíduo sue adequadamente para resfriar o corpo, o que pode até mesmo provocar choque por excesso de calor.

Miliária pustulosa

Uma forma incomum de brotoeja, que ocorre quando a obstrução está muito próxima das glândulas. As lesões podem se tornar maiores, com sinais de inflamação e presença de pus.

Além do clima, outros fatores que podem contribuir para o bloqueio do suor na pele e causar brotoejas em bebês são:

  • Agasalho em excesso;

  • Transpiração causada por febre;

  • Bebê aquecido na incubadora.

Entender a causa é um passo importante para buscar formas de levar alívio à criança, já que fatores como um vestuário apropriado para a temperatura auxiliam no processo. Buscar locais mais frescos e dar banhos com água morna e sabão neutro também são ações bastante recomendadas. Lembre-se secar muito bem a região e não usar pomadas, talcos ou cremes, pois podem obstruir ainda mais os poros.

Em alguns casos, loções de calamina, mentol ou lanolina anidra podem auxiliar a aliviar comichões ou ardência, mas nenhuma decisão deve ser tomada sem a orientação de um especialista, pois o produto inadequado pode piorar o quadro.

E lembre-se de que, ao precisar de assistência pediátrica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer, você pode contar conosco! Confira nossas opções de assinatura e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Para mais informações voltadas ao universo da saúde infantil e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este.

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?