Cuidado com o sono inadequado das crianças

A falta de sono pode afetar o emocional dos pequenos no futuro.

Publicado em 05/01/22
Cuidado com o sono inadequado das crianças

Noites mal dormidas não fazem bem a ninguém, principalmente quando se precisa delas para desenvolver o crescimento, como as crianças. Um estudo recente feito pelo jornal SpringerLink, apontou que quando a noite é interrompida ou não é do jeito que deveria ser, pode trazer problemas nas relações sociais dos pequenos. 

Uma outra pesquisa feita pela Universidade de Houston, apontou que quando a noite é mal dormida, problemas socioemocionais começam a aparecer em suas relações. E descobrir que elas não estão felizes é fácil, as crianças têm o dom de demonstrar qualquer sentimento e insatisfação apenas com expressões faciais quando estão exaustas. 

O estudo funcionou da seguinte maneira: 37 crianças participaram com idades entre 7 e 11 anos e durante um período, elas foram testadas emocionalmente, através de 2 testes.

O primeiro foi feito quando elas estavam bem descansadas e o outro, após noites mal dormidas, com o sono interrompido. 

A diferença entre esses dois testes foi de que, no primeiro, elas viravam imagens de gatinhos e sorvetes, no segundo, nas noites mal dormidas, imagens de cachorros bravos. Enquanto eles mesmos se avaliavam, uma câmera ficava captando as expressões faciais de cada criança. 

Os pais acompanharam todo esse processo realizando avaliações de comportamento de seus filhos e, dois anos depois dos testes, alguns resultados foram obtidos. “Como suspeitamos, crianças que exibiram expressões faciais menos positivas em resposta a imagens agradáveis quando o sono foi restrito tiveram mais problemas sociais dois anos depois”, disse um dos pesquisadores. 

Por esse motivo, nós, como pais, precisamos oferecer mais qualidade de sono para os nossos filhos para que eles não sofram socialmente e emocionalmente no futuro. Não podemos esquecer também que durante a pandemia, muitas crianças sofreram com o isolamento social, ansiedade, estresse, irritabilidade e outros fatores, contribuíram também para que os pequenos não tivessem boas noites de sono. 

Como melhorar a qualidade do sono do meu filho? 

Não tem mistério, mas exige paciência. Você vai precisar montar uma rotina de acordo com o que seu filho gosta de fazer e o mais importante: organização no dia a dia do pequeno. Confira mais algumas dicas: 

1 - Estabeleça um horário para colocar a criança para dormir. De preferência, ela deve ir acordada para aprender a “pegar” no sono.

2 - Escolha um objeto que funcione como aviso da hora de dormir, como a fralda, um paninho, o travesseiro.

3 - Crie um ritual de sono, como um banho morno e relaxante, dar de mamar, fazer a troca e vestir um pijama, escovar os dentes, colocar a criança na cama, parar por alguns minutos, em silêncio, fazer uma leitura, meditação...

4 - Não inicie o sono na sala e depois transfira para o quarto. Quando acordar, a criança pode ficar “assustada” porque dormiu em um local e acordou em outro.

5 - Evite que o seu filho use eletrônicos na hora de dormir. Eles emitem a luz azul, que inibe a produção de melatonina.

6 - Diminua a intensidade da luz do cômodo: utilizar um abajur ajuda a mandar mensagens para o cérebro de que é hora de produzir melatonina e de adormecer.

Em torno de 10 dias, até você e seu filho se acostumarem com a nova rotina, lembre-se: paciência com o processo. 

Se você conhece alguma mãe ou pai que precisa saber dessas dicas, compartilhe com eles e não deixe de nos acompanhar por aqui e em nossas redes sociais. 

Nos vemos em breve com mais um conteúdo.

FONTE: Revista Crescer

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?