Crianças podem se vacinar contra a COVID-19?

Entenda o que dizem os estudos científicos

Publicado em 17/12/21
Crianças podem se vacinar contra a COVID-19?

Há pouco mais de um ano, muita coisa mudou em relação à vacinação contra a COVID-19. Muitos estudos e testes foram feitos para que a população pudesse ter sempre os melhores resultados de proteção no organismo.  

Em paralelo a isso, muito se falava sobre a imunização em crianças que, até então, tinham as chances descartadas para alguns, mas que para outros, essa possibilidade estava em stand-by. Felizmente, a ciência teve um grande avanço em pouco tempo e, hoje, a vacinação está sendo aplicada em adolescentes a partir dos 12 anos de idade. 

As vacinas são seguras para crianças e adolescentes? 

Sim! Dentre os vários estudos realizados, nos Estados Unidos, foram aplicadas doses da Pfizer em menor quantidade em crianças de 5 a 11 anos, e o resultado foi de 90% de eficácia, sem efeitos colaterais. 

Recentemente aqui no Brasil, a vacinação em crianças nessa faixa etária foi aprovada pela ANVISA e para esses pequenos. Apenas imunizantes da Pfizer foram aprovados nessa primeira fase e as demais marcas estão em estudo. Os frascos da Pfizer serão diferenciados com a cor laranja, pois a dosagem para eles é menor. O início da vacinação, ainda não foi divulgado pelo Ministério da Saúde. 

As crianças precisam mesmo se vacinar contra a COVID-19?

Sim! Desde o início da pandemia, mais de 2000 crianças e adolescentes já perderam a vida por conta da COVID, e a maioria delas não tinham problema de saúde crônico ou pertenciam a algum grupo de risco. O número de perdas para o coronavírus chega a ser maior do que o número de mortes por sarampo e meningite, doenças preveníveis. 

Como mencionamos acima, alguns países já estão prontos para a imunização de crianças a partir dos 5 anos de idade. A União Europeia, por exemplo,  iniciou a vacinação nessa última segunda-feira (13/12/2021), esse início tão “precoce” se deve ao fato da descoberta da nova variante ômicron. 

Existe também um outro estudo que avalia a aplicação de um décimo da dose completa para bebês e crianças de 2 a 5 anos. Seria uma dose única de um RNA mensageiro. 

A  Coronavac, que é feita com o vírus inativo, já está sendo aplicada nos pequenos de 3 a 6 anos de idade em países como: Argentina, Chile, China, Índia e Emirados Árabes.

Outros países pelo mundo, como Alemanha, Portugal, França, Polônia e outros, estão aguardando novas doses para também iniciar a vacinação em crianças. 

Ressaltamos que as vacinas para crianças a partir dos 5 anos, são diferentes das vacinas que são destinadas aos adultos. Todos os imunizantes estão tendo resultados positivos e animadores, portanto, são seguros! 

Vamos proteger nossos pequenos. 

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com quem quer saber mais sobre esse assunto.

 

FONTE: Veja Saúde

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?