Vacina contra dengue funciona?

Publicado em 16/01/24
Vacina contra dengue funciona?

A vacina contra dengue Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, será oferecida pelo SUS a partir de fevereiro de 2024.

E será que ela realmente funciona?

Estudos clínicos comprovam que sim. O imunizante é eficaz contra todos os sorotipos da dengue.

O esquema vacinal prevê aplicação de duas doses em um intervalo de três meses. Após 12 meses da aplicação da segunda dose o risco de contaminação com a doença reduz em 80,2%. A queda no índice de hospitalização é ainda maior: 90%.

Pessoas entre 4 e 60 anos serão autorizadas pelo Ministério da Saúde a receber o imunizante. Ainda não foi divulgado, porém, qual será a ordem de prioridade, já que não existem doses suficientes para toda população.

O Brasil será o primeiro país a oferecer esta vacina de forma gratuita. A previsão é de que 3 milhões de pessoas sejam vacinadas em 2024 até que o número de vacinas seja ampliado.

A Qdenga não é restrita a pessoas que já foram contaminadas, ela pode ser aplicada também em pessoas que nunca tiveram dengue.

Os riscos e efeitos colaterais são baixos, os principais são dor no local da injeção, vermelhidão, fraqueza e febre. Eles foram verificados de forma leve em 10% das pessoas que receberam as doses.

Para mais informações, agende uma consulta on-line com nosso infectologista e tire todas as suas dúvidas.

 

Leia também:

TOD: Conheça o Transtorno Opositivo Desafiador 

Janeiro Branco: 20% de desconto na primeira sessão de psicologia

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?