Como funciona o desenvolvimento neuropsicomotor

Entenda como os bebês evoluem nos primeiros 6 meses de vida.

Publicado em 25/11/21
Como funciona o desenvolvimento neuropsicomotor

Cada evolução dos pequenos, é mágica! Dia após dia eles vão se desenvolvendo em pequenas ações e nós, pais, ficamos como? Todos bobos acompanhando de pertinho cada evolução.

Mas você já se perguntou em que momento ele firma a cabeça? Em que momento ele senta? Em que momento ele vai desenvolvendo cada ação? Hoje vamos trazer para você como funciona o desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês, até os 6 meses. 

Nos primeiros 6 meses de vida, os bebês apresentam alguns reflexos primitivos, ou seja, respostas involuntárias aos estímulos externos, que vão desaparecendo gradativamente e dando lugar a novos movimentos voluntários.

Confira o desenvolvimento mês a mês:

1º mês: a postura é predominante em flexão. O rosto fica voltado para um dos lados. Quando é puxado para sentar a cabeça cai para trás.

2° mês: a cabeça permanece mais tempo elevada. Assim, quando puxado para sentar, a cabeça começa a ser controlada pelo bebê. As mãos permanecem quase sempre fechadas.

3º mês: a criança sustenta seu peso nos antebraços. Quando puxado para sentar, a cabeça se mantém na linha média do seu corpo. Já apresenta também preensão tátil e começa a pegar e brincar com objetos.

4º mês: o bebê se vira para os lados. Quando puxado para sentar apresenta bom controle da cabeça. As mãos se movimentam voluntariamente, levando brinquedos à boca.

5º mês: quando o bebê está de barriga para baixo empurra-se para trás com o membro superior, isto é, com as mãos abertas.

6º mês: o bebê já rola de um lado para o outro. Na posição sentada, o tronco inclina-se para frente, contando com o apoio das mãos.

Vale ressaltar que esses desenvolvimentos não são uma regra! Cada bebê tem o seu próprio tempo. Crianças que nasceram prematuras, também têm o que chamamos de “idade corrigida”, ou seja, dependendo da idade gestacional que ele nasceu, alguns desses desenvolvimentos aparecem um pouquinho mais tarde, e saiba que isso é normal. 

Lembramos também aos pais, que se notarem um atraso muito fora do comum no desenvolvimento da criança, é fundamental que busquem ajuda médica. O acompanhamento com o pediatra é indispensável para essa primeira fase de crescimento dos pequenos. 

Os bebês têm o seu tempo de crescimento e desenvolvimento. E cabe aos pais e responsáveis estarem sempre presentes e registrando esses momentos únicos da vida.

Se você quer saber mais sobre o Dr+, acesse a aba inicial ou fale conosco por aqui, ou pelas redes sociais. Nosso aplicativo para consulta está disponível para Android e IOS. 

Nos vemos em breve, com o próximo conteúdo!

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?