Síndrome do Fim de Ano: saiba como amenizar os sintomas

Publicado em 15/12/23
Síndrome do Fim de Ano: saiba como amenizar os sintomas

O mês de dezembro é sinônimo de muitas coisas: clima natalino, festas, confraternizações, amigo secreto, comidas, bebidas... mas também cansaço, falta de tempo, sensação de fracasso e tristeza para muitas pessoas. Mais de 9% da população brasileira é diagnosticada com a Síndrome do Fim de Ano, que traz sintomas diversos e pode desencadear depressão ou crises de ansiedade. Os dados foram apresentados pelo Conselho Nacional de Saúde. 

Conheça os sintomas da Síndrome do Fim de Ano:
Inquietação, fadiga, irritabilidade, tensão muscular, falta de ar, taquicardia, palpitações, aumento da pressão arterial, dor de cabeça, náuseas, aperto do peito, dores musculares, dentre outras.

O que provoca a Síndrome?
Pessoas que sofrem ou já sofreram algum transtorno como depressão ou ansiedade, estão mais sujeitas a desenvolver a Síndrome do Fim de Ano. Alguns fatores, porém, têm levado ao aumento do número de diagnóstico: 
Trabalho excessivo (esgotamento profissional); estresse por dificuldade financeira; cobrança afetiva (obrigação de participar de todos os eventos, estar com inúmeras pessoas); comparações (principalmente desencadeadas pelas redes sociais, que apresentam um mundo cheio distorções da realidade); frustração diante de metas não cumpridas; excesso de expectativas para o próximo ano; saudade de pessoas que já faleceram; dentre outros fatores. 

Como evitar ou amenizar os sintomas?
O primeiro passo é revisão de conceitos e atitudes para aliviar a pressão diária.

Reveja a necessidade de participar de todas as confraternizações, de presentear inúmeras pessoas.

Aprenda a dizer não sem sofrimento, compreendendo que priorizar seu bem-estar e de sua família é uma atitude necessária para uma vida saudável.
Reduza o nível de autocobrança e enxergue os avanços realizados.

Entenda o início de um novo ano como oportunidade de recomeçar e faça planos possíveis, que não vão exigir um nível de estresse elevado. 

Priorize bons hábitos: alimentação equilibrada, atividades físicas, lazer, contato com a natureza (mesmo que seja alguns minutos de sol pela manhã). 

Comece a fazer terapia. O atendimento virtual com psicólogo pode ser uma ótima opção para começar 2024 ainda melhor.

 

Leia também:

52% dos jovens brasileiros tem HPV anal

Conheça as vantagens da psicoterapia on-line

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?