Confira dicas para tratar picadas de insetos em bebês!

Publicado em 22/11/21
Confira dicas para tratar picadas de insetos em bebês!

Picadas de insetos são um verdadeiro incômodo para todos, mas ganham ainda mais força quando afetam bebês, que dependem de nós para conseguirem aliviar todo esse desconforto.

Na maior parte dos casos, os pernilongos são os responsáveis por essas situações inconvenientes. Quando esse é o caso, não há motivo para grandes preocupações, exceto se houver alguma reação alérgica.

Mas, em áreas em que um alto número de casos de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, chikungunya, zika, febre amarela e malária, o cuidado deve ser redobrado!

Como tratar picadas de insetos comuns em bebês?

As picadas que resultam em reações menos graves podem gerar uma dermatose chamada de estrófulo, que é uma lesão com aparência que se assemelha às próprias picadas, e pode dar a sensação de que o inseto continua atacando a criança, mesmo que não esteja.

A manifestação do estrófulo ocorre por causa das toxinas liberadas pelo inseto e tendem a regredir espontaneamente com o passar do tempo, mas é comum que infecções secundárias aconteçam. Assim como as picadas de inseto, essa lesão também causa muita coceira.

É por isso que as dicas para tratar picadas de insetos em bebês são focadas em prevenir infecções, diminuir ao máximo possível a possibilidade de novas picadas e aliviar a coceira e possíveis inchaços. Para atingir esses objetivos, o mais indicado é:

  • Lavar bem o local com água e sabão para eliminar germes;

  • Utilizar compressas frias nos locais afetados para diminuir coceira e inchaço;

  • Não estourar bolhas, pois isso aumenta o risco de infecção;

  • Manter as unhas do bebê curtas para evitar que ele acabe se ferindo ao se coçar. Por esse mesmo motivo, também é uma boa ideia manter os locais cobertos por alguma peça de roupa;

  • Em locais com grande infestação, vestir a criança com sapatos, calça e blusa de manga longa. Também evitar o uso de produtos com algum tipo de perfume que possa atrair insetos;

  • Procurar o seu pediatra para perguntar quais pomadas, repelentes e cremes são os mais adequados para o tipo de pele e idade do seu bebê. Não use qualquer produto sem a devida orientação médica, pois isso pode piorar o quadro.

Em caso de picada de algum inseto como abelha, vespa ou marimbondos, não tente apertar o local ou utilizar uma pinça para retirar o ferrão, pois isso pode fazer com que o veneno penetre ainda mais o organismo. Procure retirá-lo raspando a pele com a sua unha ou com um objeto que tenha superfície reta e dura. Após a retirada, lave o local com água e sabão.

Ao identificar um inchaço anormal, coceira intensa aliada a uma dor constante, líquido transparente expelido pelo local da picada e/ou dificuldade para respirar, procure orientação pediátrica imediatamente, pois esses são sinais de uma forte reação alérgica.

Para mais dicas voltadas ao universo da saúde infantil e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este!

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?