Dicas de lanches pré e pós-treino

Publicado em 06/11/23
Dicas de lanches pré e pós-treino

Adequar a alimentação é parte fundamental em qualquer processo que envolva emagrecimento saudável, ganho de massa muscular ou mesmo equilíbrio fisiológico. Um complemento à prática de atividades físicas, que deve ser feito de forma adequada. 

A recomendação geral é de consumo de carboidratos de fácil digestão antes do treino, e de proteínas, que ajudam na recuperação muscular, depois de treinar. Mas é preciso entender melhor as funções de cada alimento, para garantir uma escolha acertada. 

Carboidratos
São alimentos que garantem fornecimento de energia e possuem alto valor calórico. Pode ser consumido no pré-treino visando melhor desempenho e ganho de massa muscular. 

Os carboidratos também ajudam na recuperação muscular e são uma boa opção para atletas, que praticam mais de um treino por dia. 

As fontes são inúmeras, como pães, farinhas, mandioca, batata doce, aveia, arroz, macarrão, dentre ouras. Cada alimento exige um tempo para absorção e digestão, que deve ser observado na hora de definir quantidade e horário da refeição. 

Proteínas
A ingestão de alimentos ricos em proteína garante reparação e remodelamento dos músculos e tecidos danificados. 

Durante os treinos, o corpo sofre pequenas rupturas e é a proteína a responsável pela regeneração de forma saudável. Se existe deficiência de proteína no organismo, o treino vai provocar a perda da massa muscular. 

O consumo de proteínas também contribui com bom funcionamento do metabolismo, garantindo uma aceleração. Com isso, existe um aumento do gasto calórico, ativação da musculatura e de energia para as atividades. Um cuidado necessário é com a quantidade, pois o excesso pode ser convertido em gorduras. 

As melhores opções de proteínas vêm de origem animal e podem ser encontrados em carnes variadas, ovos, leites e seus derivados. Caso você opte por uma dieta vegana, a soja pode ser uma boa escolha para a substituição, assim como as leguminosas (feijão, grão de bico e ervilha).

Sugestões de pré-treino:

1) Banana com aveia

2) Sanduíche natural

3) Sanduíche com peito de peru

4) Damascos e castanhas

5) Morangos e castanhas

Sugestões de pós-treino:

1) Panqueca de banana com pasta de amendoim

2) Sanduíche de queijo cottage com tomate cereja, azeite e manjericão

3) Salmão assado com molho tártaro, arroz integral e salada de folhas, tomate, cebola, cenoura e pepino

3) Frango grelhado, com batata doce cozida e salada de brócolis e couve-flor

4) Pão integral torrado com ovos mexidos, ricota e espinafre

5) Frango desfiado com purê de mandioquinha

6) Crepioca (ovos e tapioca) de frango

7) Omelete com cenoura, ervilha e milho

8) Wrap de frango (ou pão sírio), com alface e tomate.

É importante lembrar que essas dicas não substituem consulta com nutricionista.

Leia também:

Consumo excessivo de açúcar pode provocar "tonturas" 

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?