Cinco dicas para desacelerar corpo e mente no dia a dia

Publicado em 11/08/23
Cinco dicas para desacelerar corpo e mente no dia a dia

Tempo de qualidade – um conceito em alta, difícil de ser aplicado.

Na correria do dia a dia, no acúmulo de tarefas quase impossível de ser superado, não é fácil vislumbrar tempos de descanso reais, que são necessários para o equilíbrio da saúde mental e física.

Para ajudar nesse processo de desaceleração, e consequente exercício da calma, o Dr Mais separou algumas dicas práticas para serem aplicadas.

  1. Desative as notificações do celular: quando estiver em casa, no momento de descanso ou familiar, desative as notificações de mensagens e redes sociais do seu celular. Tente se desligar um pouco da chuva de informações que aceleram o pensamento e desencadeiam a ansiedade. Em situações de emergências a ligação é um recurso que poderá utilizado para chegar até você.
  2. Faça um planejamento de tarefas: Diante do excesso de tarefas para serem cumpridas, o planejamento é indispensável. Organize a rotina do seu dia, anote tudo que precisa ser feito e faça um plano possível de ser cumprido. No fim do expediente, verifique se conseguiu concluir toda a meta e anote as pendências do dia posterior. Vai ajudar a tirar da cabeça o pensamento de que tem algo por fazer.
  3. Leia antes de dormir: Desligue a televisão ou celular e tente ler um livro pelo menos 30 minutos antes de dormir. A leitura ajuda a redirecionar o cérebro e, ao contrário das telas, garante um descanso mais profundo durante o sono.
  4. Comece o dia com calma: Acorde mais cedo para garantir que tenha tempo suficiente para começar o dia com calma. Cumpra a sua rotina matinal com mais tempo, dando ao corpo e à mente espaço para despertar sem ansiedade.
  5. Sono de qualidade: Dormir bem é essencial para ter um bom dia. Por isso, garanta a quantidade necessária de sono, organize a rotina, deite mais cedo, se necessário. Vale lembrar que uma pessoa adulta precisa ter, no mínimo, sete horas completas de sono noturno.

Leia mais:

Por que ter um clínico geral para chamar de meu?

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?