Você conhece a Síndrome do Intestino Irritável?

Publicado em 19/07/23
Você conhece a Síndrome do Intestino Irritável?

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) tem afetado cada vez mais pessoas no Brasil. A doença é crônica e de diagnóstico delicado. O tratamento, porém, pode garantir resultados positivos, desde que feito com acompanhamento médico adequado. Por isso o Dr Mais reuniu as principais dúvidas dos pacientes sobre a SII. 

Quais são os sintomas mais comuns?
- Dor ou desconforto abdominal (a dor geralmente passa após a evacuação);
- Gases;
- Diarreia (três ou mais evacuações por dia) ou constipação (três ou menos evacuações por semana);
- Distensão abdominal;
- Sensação de que o intestino não é esvaziado;
- Presença de muco nas fezes.

A SII tem cura?
Não. Trata-se de um distúrbio funcional crônico do trato gastrointestinal, mas o tratamento pode garantir melhora significativa. 

A SII pode desencadear câncer?
Não. É uma condição crônica, mas não representa um risco para a saúde geral e não está associada a à possibilidade de desenvolver outras doenças graves, como o câncer colorretal.

Qual o tratamento para SII?
O tratamento é individual e exige avaliação de cada quadro. Alguns alimentos, no entanto, podem intensificar o problema, como comidas gordurosas, álcool, alimentos ricos em açúcar, alimentos picantes, leites e derivados, alimentos com sorbitol (adoçantes utilizados em balinhas e chicletes), dentre outros. Por tanto, evitar o consumo é uma forma de amenizar o problema. 

A SII pode levar à depressão?
Não há estudos que evidenciem a ligação entre a SII e a depressão. O incômodo persistente dos sintomas, no entanto, pode prejudicar a qualidade de vida e interferir na saúde mental ou servir como gatilho para pacientes com depressão.

O que causa a SII?
A causa não é totalmente identificada, mas existem fatores que, quando aliados, contribuem com o desenvolvimento da doença, como desequilíbrios da microbiota intestinal, distúrbios da motilidade do intestino e fatores psicossociais (como estresse e ansiedade). 

Como diagnosticar a SII?
O diagnóstico é feito pela análise dos sintomas e exclusão de outras condições médicas que possam apresentar sintomas semelhantes. Somente o médico pode garantir o diagnóstico. 

No Dr Mais é possível agendar uma consulta online, com preço acessível e com a facilidade de ser realizada de qualquer lugar. Baixe o app pelo Google Play ou App Store e faça seu agendamento.

 

Leia também:

Clínico Geral: Consulta com 20% de desconto em julho

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?