Como fazer o meu filho tomar remédio?

Dicas valiosas para não tornar a hora do remédio, algo ruim.

Publicado em 28/10/21
 Como fazer o meu filho tomar remédio?

Sabemos que nem sempre é fácil dar remédios aos pequenos, às vezes, nem aqueles com cores e sabores docinhos são bem aceitos por eles. Mas, como deixar a hora do remédio algo que não gere medo e trauma nas crianças? A gente te conta! 

 Jamais automedique

Vamos começar com o fundamental antes de qualquer medicação: jamais automedique o seu filho, sem prescrição médica! A automedicação é perigosa e pode trazer problemas à saúde do seu pequeno. Faça o uso de medicação apenas seguindo a recomendação do seu médico e dentro do prazo indicado por ele. Caso precise de alguma ajuda após esse período, procure o especialista novamente, mas, em hipótese alguma, automedique. 

 Não engane o seu filho

Desde cedo, é fundamental que ele saiba do que se trata e para que servem os remédios. Use e abuse da criatividade para contar histórias que envolvam super-heróis ou princesas, mas jamais diga que remédios são feitos de balas ou doces em geral ou experimente o remédio como forma de demonstração. Até certa idade, os pequenos adoram imitar tudo o que fazemos, e isso pode ser muito arriscado em alguns casos. 

 Torne esse momento da medicação menos estressante para a criança e também para você

  • Nunca force a criança a ingerir o medicamento. Ela pode se engasgar, vomitar e se tornar cada vez mais resistente para aceitar o tratamento via oral.

  • Se a criança já puder compreender, explique porque ela precisa tomar a medicação. Deixe-a participar, segurar a seringa, etc. E sempre dê um reforço positivo quando ela auxiliar no processo.

  • Procure sempre dar a medicação no mesmo horário para criar uma rotina.

  • O melhor dispositivo para administração de medicação líquida – via oral – é a seringa, porque a quantidade é mais precisa que uma colher de casa, por exemplo. Além disso, colocando a ponta da seringa entre os dentes e a gengiva, o medicamento pode escorrer para a base da língua e a criança pode engolir com mais facilidade.

  • Pergunte para o seu médico se o medicamento prescrito pode ser dado com uma pequena quantidade de líquido. Lembre-se: pequena quantidade, pois o objetivo é tomar toda a medicação em um curto espaço de tempo.

  • Cuidado com os medicamentos sob forma de gotas, pois essa apresentação costuma ser mais concentrada, elevando o risco de intoxicação.

  • Siga sempre as orientações do seu pediatra, nunca dê mais e nem menos do que foi orientado.

  • Para as crianças mais velhas, beber um pouco de água gelada antes de tomar o medicamento pode reduzir o gosto desagradável da medicação.

  • No caso de comprimidos e cápsulas difíceis de engolir, antes de macerá-los ou abrir a cápsula, confirme com o seu médico se isso pode ser feito, se não altera o resultado final, e se é possível misturar com alimentos como mingau, iogurtes, etc.

  • E por último, se ainda assim houver rejeição ao medicamento causada pelo sabor, fale com o seu médico sobre a possibilidade de substituir o remédio por algum outro mais palatável para a criança.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com os pais que você conhece e espalhe essas dicas importantes! Em breve, voltaremos com mais uma matéria. 

Para ser atendido pelo Dr+ baixe o app disponível nas plataformas IOS e Android ou acesse a página inicial aqui mesmo do site. Em caso de dúvidas, fale conosco!

FONTE: Associação Brasileira de Pediatria

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?