É gripe ou resfriado?

Publicado em 15/05/23
É gripe ou resfriado?

Gripe e resfriado são doenças diferentes, que compartilham sintomas semelhantes. As duas provocam infecções respiratórias, mas são causadas por vírus distintos. 

A gripe é causada pelo vírus influenza e geralmente é mais grave que o resfriado comum. Os sintomas incluem febre alta (acima de 38,5°), dores musculares, dor de cabeça, fadiga, tosse seca (principalmente no início) e dor de garganta. Ela fragiliza o organismo e pode levar a complicações como pneumonia. 

O resfriado é mais leve, não costuma incapacitar o paciente. Inúmeros vírus provocam resfriado, o mais comum é o rinovírus. A infecção, neste caso, inclui espirros, coriza, tosse, dor de garganta e congestão nasal. Todos de forma menos intensa. 

Em nenhum dos casos o uso de antibióticos é funcional. Apesar do incômodo, a recomendação é de hidratação e umidificação das vias respiratórias. A lavagem nasal com soro fisiológico pode ajudar muito, além do tratamento do sintoma (como uso de antitérmico). 

A gripe costuma durar sete dias, com alívio sintomático após os três primeiros dias. Alguns resquícios, como a tosse, podem perdurar por semanas. Esse tempo depende da capacidade imunológica de cada organismo. 

O resfriado é mais rápido, cerca de cinco dias. Comorbidades, no entanto, podem prorrogar esse período. 

O diagnóstico pode ser feito de forma clínica, por teleconsulta. Em caso de suspeita, procure um médico e faça o acompanhamento adequado.

Leia também:

Beber água emagrece. Entenda porquê

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?