O que NÃO FAZER na introdução alimentar do seu bebê

Publicado em 03/02/23
O que NÃO FAZER na introdução alimentar do seu bebê

A introdução alimentar é um período muito esperado pelos pais, mas também pode ser desafiador. Apresentar os alimentos corretos, da forma adequada, fará toda a diferença no desenvolvimento da criança e na relação que ela irá estabelecer com a comida.

O Dr Mais tem uma pediatra especialista em nutrologia infantil, que pode te dar todas as orientações para que esse período seja ainda mais delicioso de ser vivido. E o melhor: com atendimento por telemedicina, sem que você precise sair da sua casa.

Para ajudar a direcionar esse momento, separamos algumas dicas importantes do que NÃO FAZER na introdução alimentar. São erros que podem levar a um ciclo de problemas ao longo dos anos.

- A primeira dica e mais importante: Não começar a introdução alimentar antes dos seis meses de vida ou sem que o bebê apresente todos os sinais de prontidão (sentar sozinho sem apoio; reflexo de protusão da língua diminuído; demonstrar interesse pelos alimentos; levar objetos à boca e controle cervical), mesmo após os seis meses.

- Segunda: Não peneirar ou bater os alimentos no liquidificador. É importante que o bebê reconheça algumas texturas, por isso você pode amassar com o garfo, cozinhar mais para garantir que o alimento fique mais macio ou fazer cortes seguros para a idade.

- Terceira: Não misturar os alimentos. Ofereça separadamente para que os sabores sejam reconhecidos. A introdução alimentar é também uma fase de apresentação dos sabores, gostos. Quanto mais diversa for essa etapa, maior a probabilidade de a criança aceitar um número maior de alimentos ao longo da vida.

- Quarta: NUNCA ofereça açúcar antes dos dois anos de idade. Estudos comprovam a relação direta do consumo de açúcar nos primeiros anos de vida com aumento da probabilidade de diabetes, obesidade e outras doenças.

- Quinta: Não ofereça embutidos ou produtos ultraprocessados na introdução alimentar.

 

Para mais informações sobre introdução alimentar, agende uma consulta com a nossa pediatra.

Baixe o App pelo Google Play ou Apple Store.

 

Leia também:

Virose infantil: conheça os sinais de alerta

 

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?